buscapebondfaro

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Grávidas de malas prontas!

Dicas para as futuras mamães durante as viagens...


Grávidas devem ter atenção na hora de viajarem

 Fazer uma viagem sempre requer planejamento. É preciso organizar a bagagem, separar pertences, penso local de destino. No caso das mulheres grávidas é preciso ter atenção redobrada e se preocupar também com a segurança delas e dos bebês. 

1- Sabemos que viajar não é proibido, mas deve-se ter bom senso. Trajetos longos só devem ser feitos se forem absolutamente necessários, e mais, a grávida deve ficar atenta à sua condição, sem se expor a riscos desnecessários. É óbvio que uma gravidez de alto risco, com doenças intercorrentes, como no caso de hipertensas e risco de parto prematuro, o repouso é indicado e prudente.
2- Para a tranquilidade e bem-estar de todos, principalmente do bebê, a futura mamãe deve ser “monitorada” pelo médico prenatalista. Todas as decisões tomadas, como destino, acomodação, alimentação, transporte e data da volta devem ser permitidas por ele. A dica é: na dúvida, não faça, opte sempre por situações seguras.
3- E por falar em segurança, organize para que suas viagens aconteçam entre o quarto e o sexto mês de gestação e não coincidam com as visitas ao obstetra. O ideal é evitar o primeiro trimestre, por ser um período de adaptação e o terceiro, pela proximidade com o parto.
4- Seguir a risca os conselhos do obstetra é fundamental para curtir a viagem. Mas, ainda assim, pode haver surpresas no meio do caminho como enjôos, fadigas, náuseas, cólicas e outros sintomas típicos da gestação. Então, a grávida deve ter sempre por perto um sintomático e também deve fazer refeições leves e nutritivas, sem bebidas gasosas. Caso o problema não seja resolvido, deve procurar orientação médica local.
Quente ou frio?
5- Antes de sair de casa consulte a meteorologia do destino e vá preparada. Separe roupas adequadas e confortáveis. Se o clima predominante for calor a orientação médica é levar hidratantes, roupas frescas, protetor solar e chapéu.  Cautela: Evite a exposição exagerada ao sol. Mar e piscina estão liberados para se refrescar, porém não é indicado pular e deixar que as ondas batam de frente com a barriga, a água deve ficar até o joelho. Na hora de comer, prefira alimentos leves a comidas típicas da região e abuse dos líquidos.
6- Já para quem optar por roteiros frios, bons para tomar aquele delicioso chocolate quente, a dica é que capriche nos agasalhos, com cuidado para o peso das roupas não causar cansaço excessivo. Para esses destinos prefira comidas com maior teor calórico.

7- Independente do meio de transporte utilizado pela gestante, alguns cuidados específicos são necessários: a alimentação deve ser de fácil absorção e respeitar os horários já acostumados pela mulher; a hidratação é fundamental, principalmente para as viagens aéreas. Não deixe de ingerir bastante líquido; evite permanecer com a bexiga cheia por muito tempo; não fique parada por muito tempo, pois aumenta o risco de tromboembolismo; exercite-se e alongue-se com frequência, mesmo que for sentada;
lave bem as mãos e evite ficar em meio a multidões para prevenir contaminações.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

MITOS E VERDADES SOBRE O CURVEX


Aprenda a usar o acessório queridinho dos maquiadores

Quem vê este acessório pela primeira vez muitas vezes fica com o pé atrás. Com aparência que lembra uma tesoura ou uma pinça médica, o curvador de cílios (ou curvex, como é conhecido) pode não ser bonito, mas é o queridinho dos maquiadores e amantes de make. Isso porque, como afirma Duda Molinos, “não existe máscara para cílios que substitua seu efeito”: ele é capaz de curvar bastante os fios e abrir o olhar.

Apesar do gosto pelo curvex ser unânime, ele ainda enfrenta certa dúvida das consumidoras de maquiagem. Afinal, são muitos os mitos que o rodeiam: curvex belisca, quebra os cílios, arranca os pelos... Será? Conversamos com maquiadores sobre os mitos e verdades do curvador e pedimos dicas de como usar melhor o acessório. Siga os conselhos deles e conquiste cílios mais curvados no próximo make.


Mitos e verdades


Ele sempre belisca a pele?
Se você nunca usou o acessório, é preciso cuidado. “Quando não se tem prática, é normal às vezes o curvex beliscar a pálpebra”, explica Rosman Braz, maquiador do salão 1838. Isso pode acontecer ao apertar o aparelho além da raiz dos pelos ou ao escolher um modelo que não é compatível com seu formato de olho. “Na maioria das vezes, o modelo do curvador é universal. Mas alguns abrem mais ou menos, então é uma questão de adaptação”, diz Rosman. Por isso, vá devagar no começo.

Ele quebra ou arranca os cílios?

Se ele é usado da maneira correta, não. “O certo é encaixar todos os fios, apertar e depois abrir para liberar os cílios. Já se você puxar o curvex enquanto está apertando os fios aí pode arrancar ou quebrar os pelos”, explica Rosman.

É eficiente esquentar os cílios para curvar mais? Isso é perigoso?

A lógica é a mesma para o babyliss nos cabelos: ao esquentar e modelar, ele fica mais curvado. Mas é preciso muito cuidado para executar essa manobra. Tem gente que aquece o curvex tradicional com um secador. “Até dá para fazer isso, mas tem que ter muito cuidado para não esquentar demais e queimar o olho! O melhor é apostar nos modelos de curvador que aquecem, e ainda assim é preciso muito cuidado. Não aconselho usar sempre – só para uma festa ou evento”, pondera Rosman. Se quiser mesmo esquentar os cílios, aposte em modelos específicos que contam com regulador de temperatura, o que garante não queimar os pelos e a pele.

Qual é a melhor forma de aplicar o curvex?

O ideal é sempre posicionar o acessório o mais próximo possível da raiz dos pelos. Depois, cada um segue uma receita. “Meu truque é pegar os cílios com o curvex reto, apertar e, mantendo apertado, dar uma curvadinha nos fios com ele, empurrando para cima”, ensina o top maquiador e cabeleireiro Celso Kamura. Rosman Braz tem outra técnica. “Aperta bem o curvex e conta até dez. Depois, para não ficar muito marcado perto da raiz, vai subindo e apertando na extensão dos cílios até as pontas, umas três ou quatro vezes, dependendo do tamanho dos fios”, ele explica.

DICAS DE EXPERT


Afinal, pode passar rímel antes do curvex? A maior dúvida de quem ama maquiagem também é a que mais divide a opinião dos maquiadores. No fim das contas, o ideal é ter sempre cuidado e bom senso e apostar na forma que melhor se aplica a seu tipo de pelo.

Duda Molinos: “O curvex precisa ser usado sempre com os cílios limpos, antes da máscara.”

Vanessa Rozan: “É bom passar o curvex antes do rímel. Não é que na primeira vez vai fazer mal, mas com o constante uso [do rímel antes do curvex] o fio pode quebrar. É melhor evitar. E também é bom trocar a borrachinha de tempos em tempos, se não ele perde o efeito.”

Celso Kamura: “Um pelo maleável segura bem o curvex antes da máscara. Já os pelos mais grossos e muito retos, como é o caso da [apresentadora] Angélica, normalmente você curva e logo depois ele cai. Então tem que passar primeiro uma ou duas camadas do rímel, depois aperta o curvex e finaliza com outra camada, para segurar. Aí sim ele vira bem.”